segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Os Livros do Convento após 1834

De acordo com a obra "Os livros e o liberalismo: da Livraria conventual à Biblioteca Pública", de Paulo J. S. Barata, pelo menos parte dos volumes incluídos na antiga Biblioteca do Convento dos Capuchos de Sintra teria sido absorvida pelo Depósito das Livrarias dos Extintos Conventos, criada em 1834 após a extinção das Ordens Monásticas.

É pelo menos essa a ideia que fica na lista de Conventos e Mosteiros incluídos nesta transferência de obras: na página 36 da sua obra surgem os nomes dos Mosteiros sintrenses da Pena e da Penha Longa, o Convento da Trindade e o Convento de S. Francisco dos Capuchos da Serra. Em nota de rodapé refere o autor: "Trata-se certamente do Convento de Sta. Cruz, situado no termo de Sintra e fundado em 1560 (BN/AH-22; e Castro, J.B., 1870: 2,34)".

Com franqueza sempre pensei que toda a colecção de livros do Convento tivesse sido adquirida pela família Ribafria, mas pelos vistos assim não foi, e pelo menos parte da Livraria dos Capuchos acabou por ser absorvida pelo Depósito das Livrarias dos Extintos Conventos, mais tarde integrada na Biblioteca Nacional.

Seria bastante interessante publicar toda a lista de livros que antes de 1834 eram propriedade do Convento (é o que tentarei fazer num futuro próximo), bem como disponibilizá-los (pelo menos em parte) através da internet (mais difícil...).

Sem comentários:

Enviar um comentário